sábado, 4 de março de 2017

Clássico Campeões do Mundo “Alexander Alekhine”



REGULAMENTO GERAL

I – DO EVENTO – DA ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO
1)    O TORNEIO DE XADREZ Clássico Campeões do Mundo “Alexander Alekhine” será um torneio de xadrez clássico, aberto a todos os interessados, válido para cálculo de Rating Mossoroense, pontuação para o Absoluto Mossoroense 2017 e possibilitar a evolução do nível técnico dos participantes.
2) A Organização e Realização do evento está a cargo do Xadrez Social Clube, com apoio do CXM.

II – DO OBJETIVO
3) O evento tem como objetivo principal a movimentação do rating mossoroense dos jogadores participantes e pontuar para classificação ao Absoluto Mossoroense 2017 possibilitar a evolução do nível técnico dos participantes.
III – DAS DATAS
4) O evento será realizado em um final de semana, datas 11 e 12 de Março de 2017 (Sábado e Domingo), na cidade de Mossoró - RN.

IV – DO LOCAL DO EVENTO
5) O local do evento será a AABB Mossoró, na Rua Presidente Dutra – Mossoró - RN.
6)Qualquer mudança por algum imprevisto no local mencionado, terá de ser anunciada através de comunicação ao público em geral, pelo blog da organização e de maneira particular, a cada um dos jogadores, com um prazo mínimo de 1 dia de antecedência para a data marcada de início da competição.

V- DO RATING
7) O evento será válido para cálculo do Rating Mossoroense.

VI- DA PARTICIPAÇÃO DOS JOGADORES
8) O evento é ABERTO aos interessados em participar, desde que cumpram os requisitos deste regulamento e realizem o pagamento do valor da inscrição até a data estipulada no artigo VII.
9) Ao realizar sua inscrição e confirmar com o pagamento do valor, o jogador concorda com este regulamento e não pode alegar desconhecimento posterior.

VII – DAS INSCRIÇÕES – DO VALOR – DOS PRAZOS
12)As inscrições serão solicitadas pelos jogadores no e-mail helderchess@bol.com.br (informando o nome completo, data de nascimento, celular para contato) OU pelo preenchimento do formulário constante do blog chessmossoro.blogspot.com.br e pagamento in loco ao organizador do evento.
13) O valor das inscrições será de R$ 20,00 (vinte reais) categoria Adulto e grátis para menores e feminino, até o dia 09 de março de 2017, 23:59h.
14) No dia 10 de março até as 20:00h, o valor será de R$ 30,00 (trinta reais) para todas as categorias.
15) No dia 11 de março poderão se inscrever os jogadores interessados estando sujeito ao limite de jogadores (30) ou vagas disponíveis  e com o valor da inscrição a R$ 40,00 (quarenta reais) Geral.
16) O valor arrecadado com as inscrições será revertido a organização para custear os gastos de local, mesas, cadeiras, material de jogo, arbitragem e premiação – troféus ou/e medalhas.

VIII – DOS ESPECTADORES – DA MÍDIA EM GERAL
17) Os espectadores poderão assistir as partidas em andamento no torneio, desde que respeitem a área delimitada e não ocupem o espaço proibido, muito próximo às mesas. Em silêncio e com os celulares desligados. Não é permitido conversar com os jogadores durante as partidas, muito menos avisar de lances ou de queda de seta. O espectador que infringir algum destes itens, poderá ser convidado a sair do recinto ou expulso.
18) A mídia em geral, sites, jornais, etc. pode utilizar os cinco primeiros minutos após o início da rodada para fotos dos jogadores e das mesas ocupadas, e os últimos cinco minutos de cada rodada para fotos panorâmicas, do espaço em geral. Fora de este horário, não será permitido o uso de máquinas com flash, para não incomodar os jogadores. Sem ser durante as partidas, os jogadores poderão conceder entrevistas ou realizar poses para fotos.
19) Jogador que terminou sua partida, é considerado espectador.

IX – DO DIREITO DE IMAGEM - SOM
20) Os jogadores inscritos concordam em ceder os direitos de imagem, som e divulgação, na internet, através de sites, blogs, redes sociais e aplicativos de mensagens, para a Organização. Não podendo posteriormente reclamar quanto a estes assuntos. Caso não aceite, o jogador deve indicar à Organização antes de realizar sua inscrição, com o aceite e o pagamento do valor.

X – DO RITMO DE JOGO E DO SISTEMA DE JOGO
21) – O  TORNEIO DE XADREZ CLASSICO terá um tempo de reflexão de 30min + 30s de acréscimos desde o primeiro lance (para relógios digitais) ou 60min. K.o. (para relógios analógicos) para cada jogador. A preferência é para o relógio digital.
22) – O Sistema de jogo será o Suíço em 5 (cinco) rodadas. Realizados com ajuda do software de emparceiramento SWISS MANAGER.

XI – DA ANOTAÇÃO
23)  - É obrigatório a anotação algébrica, de forma clara e legível, e obrigação do jogador de levar uma caneta de tinta cor preta ou azul, para uso nos dias do evento. Caso o jogador não leve, a organização poderá providenciar, mas não tem a obrigação deste.
24) - Mesas onde se utilizem relógios digitais, os jogadores são obrigados a anotar até o final da partida, tendo em vista o acréscimo de tempo cedido no regulamento. Não pode deixar de anotar por dois lances consecutivos. Caso haja irregularidade nesta questão, o jogador deverá atualizar sua planilha, em seu tempo, usando a planilha do adversário. Em mesas com relógios analógicos, ao chegar aos cinco minutos finais, os jogadores não são mais obrigados a anotar, e se possível, o árbitro ou um de seus auxiliares deverão anotar. Ao terminar a partida, o jogador em questão deverá atualizar sua planilha.
25) – A assinatura dos jogadores nas planilhas, pressupõe a veracidade da informação dos resultados. Será considerada válida, mesmo que um jogador acuse depois que a informação está errada. Recomenda-se muita atenção neste quesito por parte dos jogadores.

XII – DO MATERIAL – DO LIMITE DE JOGADORES
26) – Todas as mesas colocadas a disposição dos jogadores terão material já montado, com opção de trocar apenas o relógio (digital por analógico) se for o caso. Nestas mesas, as peças e tabuleiros não poderão ser trocados.
27) – O limite de jogadores tem a ver com a quantidade de mesas e cadeiras locadas com antecedência – obedecendo a quantidade de inscritos antecipadamente– e inicialmente se reduzem a 30 jogadores. Caso tenha mais pessoas interessadas em jogar, ficarão pendentes se a organização puder arranjar mais mesas e cadeiras ou encontrar outra forma para a realização das partidas. Caso contrário as inscrições não poderão ser aceitas.

XIII – DO CRONOGRAMA DO EVENTO
28)
Dia 04 de março de 2017 início das inscrições antecipadas.
Partidas:
DIA 11/03/17 Sábado
13:25h Abertura do Salão de Jogos
13:30h Abertura oficial do Evento e Congresso técnico
14h Primeira Rodada
16h Segunda Rodada
18h Terceira Rodada

DIA 12/03/16 Domingo
09h Quarta Rodada
11h Quinta Rodada
13h Encerramento – Premiação

XIV – DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE
30) - Os empates em pontos na classificação final serão decididos pelos seguintes critérios, nesta ordem:
1º critério - Confronto Direto
2º critério – Buchholz com corte do melhor e do pior resultado
3º critério – Buchholz Totais
4º critério – Maior nº de vitórias
5º critério -  Berger
(Se necessário) 6° critério – Sorteio

XV – DO ÁRBITRO E AUXILIARES
31) O Árbitro Principal do Torneio será  o Sr. Hélder Cavalcante. O  Árbitro principal poderá designar e avisar antes do início do torneio se haverá e quem serão, mais árbitros auxiliares.                                                            

XVI – DO COMITÊ DE APELAÇÃO
32) - Será feito antes do início da primeira rodada, a leitura do ranking por rating inicial  - os cinco primeiros na classificação - para designar os 03 jogadores que irão compor o comitê de apelação, e 02 jogadores para serem suplentes destes. Os titulares (ou os suplentes em caso de participação dos titulares na reclamação) formarão o comitê de apelação.

XVII – DO RECURSO
33) O jogador que quiser entrar com um recurso, por discordar da decisão do árbitro em algum momento do torneio, deverá fazê-lo por escrito, assim que acontecer o fato, ou no máximo 15min.  após o término da rodada em questão, e entregue ao Árbitro Geral , condicionada ao pagamento do valor de U$ 100,00 (cem dólares americanos ou seu equivalente em reais no câmbio do dia). Este valor só será devolvido ao jogador caso o comitê de apelação julgue procedente sua reclamação. Caso contrário, o valor será revertido para a Organização do Evento.

XVIII – DA PREMIAÇÃO
34)
Campeão - Medalha personalizada
2º lugar - Medalha personalizada
3º lugar – Medalha personalizada
4º lugar – Medalha personalizada
5º lugar – Medalha personalizada
Melhor Over60 - Medalha personalizada
Melhor Feminino - Medalha personalizada
Melhor Sub16 - Medalha personalizada
Melhor Sub14 - Medalha personalizada
- A organização poderá alterar a premiação – para melhor – se houver condições sem necessidade de aviso prévio.

XIX – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
35) – Serão obedecidos os regulamentos da FIDE – Federação Internacional de Xadrez, onde forem aplicáveis.
36) - O apêndice G das Leis do Xadrez não será válido.
37)- O jogador que quiser por motivos maiores e justificados, solicitar a organização o BYE ausente, com meio ponto, poderá fazê-lo ate 2h antes do inicio do torneio, sendo duas rodadas o Maximo e a ultima rodada não pode ser incluída no pedido.
38) – As rodadas serão realizadas no horário determinado ou o mais próximo possível deste horário, em caso de algum imprevisto. E possível que tenha um intervalo de 15min. Entre as rodadas, para descanso dos últimos jogadores que permaneceram até o fim da rodada anterior. O jogador será responsável de cuidar o horário e não se ausentar da área de jogo. Os relógios serão acionados no horário estabelecido.
39) – O tempo de tolerância e de espera para efetivação do w.o. será de 30 minutos.
40) – Partidas não poderão ser adiadas ou antecipadas.
41) – O empate por comum acordo entre os jogadores será aceito, desde que jogados e anotadas nas planilhas pelo menos 12 lances.
42) – Haverá um espaço próprio e delimitado para análise post mortem de partidas. É proibido esta análise na área de jogos.
43) – É expressamente recomendado aos jogadores o cuidado para não ocasionar suspeitas de algum tipo de fraude, como o uso excessivo do banheiro, o porte de algum tipo de equipamento eletrônico, e conversas com outros jogadores ou espectadores durante a sua partida. O Árbitro poderá atuar de acordo com as novas diretrizes da FIDE, inclusive solicitando informações e se necessário procedendo a revista do jogador, em sala separada e com testemunhas.

XX- DAS OBSERVAÇÕES GERAIS
a)    A área de jogo será delimitada pelo árbitro e comunicada aos jogadores. O jogador precisa comunicar ao árbitro a intenção de abandonar a área de jogo  para se dirigir a um outro lugar, dentro ou fora do recinto para que este autorize.
b)    Os celulares dos jogadores serão recolhidos na entrada do recinto antes de cada rodada, identificados, e guardados, desligados, e serão devolvidos no final da rodada. É proibido aos jogadores portar celulares ou outro equipamento eletrônico como palms,notes,fones,etc. Toque ou vibrar de celular (que estão recolhidos) ocasiona perda imediata da partida. Admitem-se exceções com permissão do Árbitro em caso de extrema necessidade, e com o celular sendo deixado com alguém da organização, em modo vibrar.
c)     Espectadores terão que colocar seus celulares no silencioso, e caso não o façam e venham a tocar, serão recolhidos ou a pessoa convidada a se retirar do recinto.
d)    Os relógios deverão ser manipulados com cuidado.
e)    O lance ilegal será punido, na primeira vez com o acréscimo de 2 min. ao tempo do adversário, na segunda vez ocasiona a perda da partida.
f)     O jogador deve cuidar dos seus resultados, acompanhar na planilha no computador do árbitro, exibida em folhas no mural ou no Datashow, ouvir a classificação parcial, e reclamar sempre antes do inicio da próxima rodada, se houver algum erro de lançamento. Caso não faça assim, perde o direito a reclamação.
g)    Espectadores e jogadores que terminaram suas partidas, não podem participar de nenhuma maneira nos jogos em andamento.
h)    O árbitro poderá atribuir penalidades que vão da simples advertência à expulsão do evento.
I) O jogador que fizer sua inscrição, concorda e aceita os termos descritos em este regulamento, em sua totalidade. Será divulgado o regulamento por meio de redes sociais, e no dia do evento, afixado em mural para que todos tomem ciência, assim, o jogador que não concordar com algum artigo, poderá solicitar o cancelamento da sua inscrição, até um dia antes do início da competição. Após este tempo, entende-se que o jogador aceita e concorda com os termos do regulamento, não podendo alegar desconhecimento posterior.
j) Não será permitido o ingresso e consequente participação na rodada, ao jogador que esteja usando bermudas, shorts, camisetas sem manga, chinelos de dedo. Salvo algum caso específico (doença, machucado, etc.) que deverá ser comunicado ao árbitro com antecedência.

j) Qualquer dúvida ou assunto não tratado neste Regulamento, será redimida pela Organização do Evento.

A Diretoria